Prepara cidadãos mais conscientes e melhora a relação dos alunos com o dinheiro, trabalhando a educação para o consumo e o empreendedorismo, com a simulação de abertura de uma empresa.
O material é oferecido em apostilas anuais, com folhas coloridas e ilustradas e o professor conta com as resoluções de todas as atividades e orientação didática para aplicação.
Com aulas quinzenais intercaladas com atividades para casa, propiciam a integração com a família, por meio de um trabalho desenvolvido ao longo do ano.
As atividades envolvem situações cotidianas, sempre relacionadas aos conceitos de Educação Financeira, exigindo relatos orais e escritos de experimentos, registros de observação e entrevistas, entre outros gêneros do campo investigativo.
Os estudantes desenvolvem:
Escuta;
Atenção;
Respeito ao outro;
Compartilhamento de experiências pessoais;
Reflexões sobre temas como a diferença entre o valor e o preço, compras por necessidade ou consumismo e a importância de partilhar.
De forma dinâmica, são trabalhadas, ainda, questões como:
Origem do dinheiro;
Economia de dinheiro;
Investimento na poupança;
Planejamento;
Orçamento de gastos;
Aplicação em economias;
Abordagem desenvolvida no Colégio Etapa, que por meio de atividades lúdicas e materiais concretos permite construir e utilizar modelos matemáticos abstratos, explorando o universo dos números positivos e negativos.
O material é oferecido em apostila anual, além de jogos e atividades em dupla ou grupo e o professor conta com as resoluções de todas as atividades e orientação didática para aplicação.
O aprendizado, desenvolvido ao longo do ano, conta com uma aula semanal e a implantação ocorre de forma gradativa.
Interação interdisciplinar que se transforma em conhecimento e diversão, o ensino de Robótica tem papel fundamental no desenvolvimento do aluno, pois são exercitados aspectos como raciocínio, lógica, criatividade, colaboração e planejamento.
Construção e programação de robôs capazes de realizar tarefas inicialmente simples, que vão se tornando mais complexas à medida que o aluno progride no curso.
As atividades integram diversas áreas de conhecimento, como:
Matemática;
Física;
Lógica;
Programação;
Mecânica e eletrônica.
O aprendizado em grupo estimula o engajamento e a criatividade e permite desenvolver resiliência e habilidades ligadas ao planejamento e à cooperação.
Método
Desenvolvido ao longo do ano em 32 aulas semanais, com duração de 100 minutos cada uma;
O material didático é composto por duas apostilas para o Ensino Fundamental anos finais e duas para o Ensino Médio e permite o trabalho com equipes multisseriadas em cada etapa;
O professor pode acessar as orientações didáticas em vídeo por meio do aplicativo Mestre e pelo Portal do Parceiro;
A escola conta com orientação completa para a aquisição de materiais e construção de laboratório de robótica.
Desenvolver nos alunos uma noção ampla da música como manifestação cultural, integrando prática musical, elementos teóricos, história da música, suas diversas manifestações no tempo e no espaço e seu papel na sociedade.
É oferecida uma apostila ao ano para o uso em aulas semanais e o professor conta com resolução das atividades e guia de orientação didática para aplicação.
Repleto de atividades práticas para aplicação dos elementos teóricos apreendidos, passando por desenho, pintura, escultura, dança, teatro, fotografia e cinema. Desenvolve nos alunos uma noção ampla da arte como manifestação cultural, sua história e seu papel na sociedade.
É oferecida uma apostila ao ano para o uso em aulas semanais e o professor conta com resolução das atividades e guia de orientação didática para aplicação.
O ensino da língua espanhola forma solidamente as habilidades de interpretação, escrita e oralidade dos alunos, ampliando o horizonte acadêmico e cultural de cada um.
São oferecidas duas apostilas ao ano e o professor conta com resolução das atividades e guia de orientação didática para aplicação. O programa é organizado por temas e desenvolvido em uma (opcionalmente) ou duas (preferencialmente) aulas semanais.